segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Atividade 3.2 - Contextualizar a mudança - da teoria à prática

O NEDAF - Núcleo de Estudos Dirigidos Ana Facó, nasceu da necessidade dos alunos encontrarem outras formas de adquirir conhecimento após o conteúdo na sala de aula. Depois da escolha do dia cada participante escolheria um tema e entraríamos em debate sobre o mesmo, expressando a opinião de cada um e ouvindo sugestões e críticas dos outros, os debates iam ficando cada vez mais interessantes e empolgantes. A cada encontro poderíamos ter convidados fora do âmbito escolar, mas que trouxesse alguma contribuição para alavancar o intelecto dos alunos. 

Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia na educação


Refletir sobre uma “Mídias na Educação” e as suas diferentes abordagens é essencial em tempos de digitalização, onde a marginalização tecnológica toma uma dimensão abismal, intensificada pelo forte fluxo de inovações tecnológicas convergentes, fenômeno que se percebe em uma grande fatia de determinadas classes sociais brasileiras, as quais vivem à periferia de uma rotina inclusiva nas e com as novas tecnologias de comunicação.
O sistema educacional brasileiro deve ampliar a noção de uma alfabetização digital, no espaço escolar, que integre análise e produção, bem como a crítica das relações entre os meios de comunicação, a informação e o poder. Atualmente, vive-se em uma sociedade complexa em constante transformação social e tecnológica, que altera os processos midiáticos e todos os sistemas de mediações das interações profissionais e pessoais, provocando e maximizado desigualdades. Numa perspectiva ampla, que considera as relações específicas entre os fenômenos comunicacionais e educativos, compreende-se a televisão como um meio de comunicação historicamente imbricado na trajetória da educação, tendo em vista sua grande força como produtora de sentidos e significados.

Atividade 3.5 - Projeto inclusão Digital na Escola

A E. E. M. Ana Facó viveu neste ano de 2014 mais um momento de comemoração. Nesta quinta-feira (dia 11/12/2014), ocorreu o término do curso Inclusão Digital na Escola e a da certificação de conclusão.
De 03/11/2014 a 08/12/2014 os professores do LEI realizaram um curso de informática visando a inserção dos alunos e comunidade escolar no mundo digital.
A Escola Ana Facó agradece aos alunos participantes, professores Alexandre dos Santos Costa, Davi Garcia Bezerra, Karulina Gomes dos Anjos e Renato Santos pelo seu empenho e dedicação e ao CVT de Beberibe pela credibilidade, apoio e parceria.




Atividade 2.6 - Planejamento de uma atividade com hipertexto ou internet

TEMA: USANDO O GOOGLE MAPS

OBJETIVO: Usar as ferramentas do Google Maps para um maior conhecimento da área territorial do nosso município.

CONTEÚDO DA AULA: Conhecer a área territorial do meu município por meio de uma ferramenta de pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélites.

ATIVIDADE
O professor inicia a aula com a pergunta: “Vocês sabem o que é mapeamento geográfico? E georreferenciamento?” e com base nas respostas dos alunos, realiza uma tempestade de ideias com base na construção da definição em conjunto
Em seguida, com base nas definições criadas em grupo, o professor acrescenta que esses processos são utilizados para diversos fins, tais como, produzir documentos cartográficos, em escalas compatíveis com os levantamentos dos aspectos físicos e culturais, quanto à ocorrência e distribuição espacial¹, e informa que eles usarão o Google Maps para realizar suas atividades.
Dando continuidade, o professor solicita que os alunos acessem o Google Maps e façam uma busca pelo seu município ou seu bairro. Com o mapa sendo exibido na visualização padrão, o professor pergunta: “Como vocês podem me dizer onde começam e terminam os limites do nosso município ou do bairro de vocês apenas visualizando o mapa?”, caso eles não saibam a resposta, pedir que os alunos diminuam o zoom e que observem que durante esse processo a(s) área(s) começam a aparecer delimitada(s) no mapa.
Após isso, solicitar que mudem para SATÉLITE e façam uma busca por locais conhecidos (suas casas, praças, hotéis, museus, shoppings, escola e etc.) no final, com base na localização de suas casas, pedir que tracem um caminho/rota até a escola, podendo nesse momento, visualizarem todo o processo através do Google Street View (caso não esteja disponível no seu município, exemplificar o seu uso visualizando as maiores cidades do estado, ou país).
Os alunos podem fazer a mesma tarefa traçando percursos entre as casas dos colegas ou visitando através do Maps, outras cidades ou outros países.

Obs.: Pedir que observem que após uma rota traçada, a ferramenta indica em alguns momentos várias outras rotas (percurso a pé, de ônibus, trem, avião ou bicicleta) algumas mais rápidas que outras embora mais distantes.

MATERIAL NECESSÁRIO
·         Computador
·         Projetor

ACESSO À INTERNET