Coordenação Pedagógica

EXPERIÊNCIA ACERCA DO USO DE BLOGS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO
 
O blog é uma ferramenta da Web 2.0 bastante útil, principalmente para nós que trabalhamos com a educação. O uso dele traz benefícios como geração constante de aprendizagem e armazenamento do conhecimento, além de possibilitar uma maior aproximação no relacionamento entre nós (professores) e nossos alunos. 

Um blog também permite que haja:                         
# acompanhamento, pelos pais e gestores da escola, das atividades desenvolvidas pelos alunos;
# discussões além do espaço formal das aulas;
# fácil supervisão de tarefas e troca rápida de informações;
# integração com outros conteúdos e outras mídias como slides vídeos e áudio; 
# conexão entre alunos e professores de diferentes lugares para resolver problemas ou receber informações e trocas de experiências; 
# desenvolvimento de competências; 
# ensino da linguagem digital;# produção de textos para exercer o pensamento crítico e incentivar debates.
    Com relação ao conteúdo, um blog garante um espaço para produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, organização e debate de excursões e visitas de campo, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, acompanhamento e gestão da escola, entre outras possibilidades.   

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Segue, abaixo, três vídeos que abordam o uso das tecnologias na educação:






INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS



Nome: Renato Santos de Almeida
Local de Trabalho: E. E. M. Ana Facó
Formação: Licenciatura em Matemática







Nome: Rebeca Santos Lima de Wilson
Local de Trabalho: E. E. M. Ana Facó e na Prefeitura Municipal de Beberibe 
Formação: Licenciatura e Bacharel em Geografia, com Especialização em Gestão Ambiental





INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

APRESENTAÇÃO
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.
A iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
O curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento de princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na perspectiva crítico-transformadora.
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se aos Coordenadores Pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora da escola de educação básica.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
  • Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover a reflexão sobre o trabalho pedagógico e a gestão democrática que favoreçam a formação cidadã do estudante;
  • Possibilitar a vivência de processos de produção de conhecimento que busquem uma melhor compreensão da escola em suas determinações;
  • Estimular o desenvolvimento de práticas de coordenação do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar;
  • Contribuir para a reflexão e a prática do coordenador pedagógico junto ao professor na realização do processo de ensino-aprendizagem;
  • Possibilitar o aprofundamento dos debates sobre a construção coletiva do projeto pedagógico, bem como da articulação, integração e organização das ações pedagógicas.
Clique aqui e tenha acesso ao site do Curso de Especialização em Gestão Escolar.

Um comentário:

  1. Percebo o quanto é importante e interessante a criação de um blog para uso na escola, uma forma não somente de criar e adaptar atividades pedagógicas na internet, como uma forma inovadora de avaliação, bem como, de fazer com que alunos e docentes possam ter uma maior socialização e participação em um mesmo lugar, considerando muitas vezes essa socialização com todos da escola, de uma forma difícil. Parabéns pela iniciativa!

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