segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia na educação


Refletir sobre uma “Mídias na Educação” e as suas diferentes abordagens é essencial em tempos de digitalização, onde a marginalização tecnológica toma uma dimensão abismal, intensificada pelo forte fluxo de inovações tecnológicas convergentes, fenômeno que se percebe em uma grande fatia de determinadas classes sociais brasileiras, as quais vivem à periferia de uma rotina inclusiva nas e com as novas tecnologias de comunicação.
O sistema educacional brasileiro deve ampliar a noção de uma alfabetização digital, no espaço escolar, que integre análise e produção, bem como a crítica das relações entre os meios de comunicação, a informação e o poder. Atualmente, vive-se em uma sociedade complexa em constante transformação social e tecnológica, que altera os processos midiáticos e todos os sistemas de mediações das interações profissionais e pessoais, provocando e maximizado desigualdades. Numa perspectiva ampla, que considera as relações específicas entre os fenômenos comunicacionais e educativos, compreende-se a televisão como um meio de comunicação historicamente imbricado na trajetória da educação, tendo em vista sua grande força como produtora de sentidos e significados.

0 comentários: